Chaves:

O menino que mora no 8 e vive nos nossos corações há mais de 25 anos!


Sobre | A Vila | Personagens

Chaves, ou como é conhecido no México, El Chavo del 8, começou antes mesmo de 1970, quando Chespirito pegava materiais sobre crianças que haviam sobrados de outras séries, para fazer um quadro, do seu até então programa, conhecido como Los Supergênios de la mesa Cuadrada. Este programa de Chespirito era um sucesso de aceitação de público, levando à Televisión Independente de México, ou Canal 8, aos primeiros níveis de audiência.

A vila mais famosa do mundo!

Após a fusão da Televisión Independete de México (Canal 8) e do Telesistema Mexicano (Canal 2), para formarem a Televisa, em 1973, Chespirito conseguiu que os quadros Chaves e Chapolin se transformassem em um programa solo.

A trama de Chaves é muito simples. São adultos vestidos de crianças, que, de certo modo, mostram os adultos fazendo papéis de crianças e as crianças fazendo papéis de adultos.

Outro detalhe é a mistura do drama social e o humor sobre ela vivida em Chaves. Nenhuma das famílias é completa, com pai, mãe e filhos. Além disso, mostra o cotidiano destas famílias em um cortiço, sempre com os seus problemas sociais, mas levados com humor. Típico dos sul-americanos.

Atualmente, no México, Chaves ainda é exibido no Canal 5 da Televisa.

No Brasil:

Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves...

Já é de conhecimento que o programa Chaves veio para o Brasil, em especial para o SBT, como uma espécie de brinde pela compra de novelas mexicanas. Apesar da maioria dos diretores fossem contra a exibição de um programa em que os personagens são crianças representados por adultos e com um péssima qualidade de produção, Sílvio Santos mandou dublar nos estúdios MAGA.

Isso, isso, isso, isso...

Em 1984, no programa Bozo, finalmente Chaves foi ao ar pela primeira vez no Brasil com o episódio Caçando Lagartixas. Devido ao forte sucesso, em 1987 Chaves passou a ser exibido como um programa independente, sendo que a partir daí, vários episódios inéditos começaram a ser exibidos, sendo alguns até substituindo versões antigas de alguns episódios.

Saiba os horários de exibição de Chaves no Brasil:

Canal: Dia da semana: Hora:
SBT Segunda a Sábado
Sábado
Domingo
13h45 e 18h00
6h00, 12h00, 19h00 e 20h15
09h00
Cartoon Network Segunda a Sábado
Segunda a Sexta
Sábado
Domingo
22h00
09h30
10h30
11h00
TLN Sem Exibição -