Chapolin:

Mais rápido que uma tartaruga! Mais forte que um rato! Mais inteligente que um asno! Seu escudo é um coração!


Sobre | Vilões | Outros Personagens

Sim, é o Chapolin Colorado! Ou como é conhecido no México, “El Chapulín Colorado”! O herói que tem como característica a sua marreta biônica e a sua tradicional cor vermelha. Cor esta, que segundo o próprio Bolaños, poderia ter sido azul, amarelo, verde ou branco! A escolha do vermelho foi porque é o que melhor combinava com o chroma key, que é uma técnica de efeito visual muito usada na televisão, que consiste em sobrepor um imagem sobre a outra através de uma cor.

Chapolin pode ser considerado como um dos trabalhos pioneiros de Chespirito, que o tinha feito para que os outros atores o interpretassem como um filme, e que rapidamente foi rejeitado devido as características do personagem. O que foi bom, pois permitiu que o próprio Chespirito abandonasse esta ideia e o fizesse como um quadro em seu programa, dando vida ao famoso Vermelhinho. Semelhando ao acontecido com o Chaves, após a fusão dos Canais 8 e 2 para formarem a Televisa, ganhou um programa solo que se tornou um sucesso!

Pega ele Vermelhinho...

O super-herói latino americano também pode ser considerado como uma sátira dos heróis americanos, como batman, super-homem, capitão américa, entre outros... ao contrário destes, que são fortes, musculosos, altos, o Chapolin é um herói medroso, fraco e baixinho. O próprio Chespirito diz que isto é uma vantagem, pois o Polegar deve lutar, antes de tudo, contra medo e depois contra o bandido.

Ao contrário de Chaves, Chapolin ganhou um episódio final em 1979 no qual se conta a trajetória do vermelhinho. Neste episódio, o elenco resolve se despedir do herói. Além disso, 3 canções são tocadas: payasos, los astronautas e el Chapulin Colorado. Após este episódio, Chapolin passou a ser um quadro do programa Chespirito, exibido na década de 80.

Nos últimos anos tem-se noticiado a possibilidade de um filme do Chapolin, que seria animado e em 3D. A produção deste filme seria feita pelo Roberto Gomez Fernandez, filho de Chespirito e produtor da série animada do Chaves.

No Brasil:

Abertura do Chapolin no SBT.

Chapolin é um dos programas mais injustiçados da televisão brasileira. No SBT, ele é usado como um “tapa-buraco” na programação. Várias surpresas aconteceram nos últimos anos. Episódios inéditos e perdidos começaram a ser exibidos a partir de 2006. Porém, em 2009, Chapolin deixa de ser exibido para a cidade de São Paulo. Há 7 anos a série não é exibida nacionalmente. O primeiro episódio exibido no Brasil foi o “Cleptomaníaco”, em 1984. Um dos destaques da série no Brasil, como não podia deixar de ser, é a dublagem, como por exemplo, chamando o nosso herói também de Vermelhinho e de Polegar Vermelho!

Saiba os horários de exibição de Chapolin no Brasil:

Canal: Dia da semana: Hora:
SBT Segunda a Sábado 12h45
Cartoon Network Segunda a Sábado
Sábado
Domingo
22h30
10h30
11h30 e 19h30
TLN Sábado 12h00